Blockchain: 5 fatos interessantes sobre essa tecnologia
Entenda o Blockchain funciona, como protege os dados e veja como ela garante a segurança para transações em criptomoedas.
Blockchain é a tecnologia que torna o Bitcoin e outras criptomoedas muito seguras. É um banco de dados distribuído e de código aberto armazenado em nós ou computadores na rede.
Quando novas transações ou blocos são adicionados ao blockchain, ele se atualizará automaticamente.
Aqui estão 5 fatos muito interessantes sobre esta tecnologia ultra-moderna:
1 - É à prova de falsificação
Uma vez que uma entrada tenha sido adicionada ao blockchain, será quase impossível removê-la ou alterá-la posteriormente. Se você quiser alterar uma entrada, basicamente terá que alterar todas as transações que vieram depois dela.
Fazer isso é matematicamente impossível, então mesmo os fraudadores geniais teriam que procurar em outro lugar para roubar bitcoins sem muito esforço. Ser à prova de falsificação também é a razão pela qual os pagamentos de bitcoin são finais e irreversíveis.
2 - é 100% transparente
Qualquer pessoa com acesso ao blockchain pode ver todas as transações que já ocorreram no passado. Você pode até procurar o primeiro bloco (bloco 0) que foi extraído pelo fundador da Bitcoin, Satoshi Nakamoto, em 2009.
Este bloco genesis continha a mensagem "The Times 03 / Jan / 2009 Chanceler à beira de um segundo resgate para os bancos."
3 - Criminosos não podem se esconder atrás do blockchain
Se os criminosos acham que podem se esconder por trás do relativo anonimato que o Bitcoin oferece, eles estão muito enganados.
Muitos tentaram escapar do longo braço da lei convertendo seus saques roubados em bitcoins e transferindo-os para diferentes carteiras, mas com a natureza transparente do blockchain, especialistas em computação podem identificar e rastrear todas as transações de bitcoin que esses criminosos já fizeram.
4 - A tecnologia Blockchain não é limitada a criptocorrências
Muitas startups diferentes começaram a experimentar a implementação da tecnologia blockchain em vários setores.
Uma vez que tal exemplo é Ethereum com sua tecnologia de contratos inteligentes que basicamente funciona em blockchain. Como o blockchain é descentralizado, duas partes podem fazer transações entre si sem precisar dos serviços de um intermediário.
Isso não só poupa dinheiro, mas também poupa muito tempo e conflitos.
5 - Blockchain ainda pode ser melhorado
Embora esta tecnologia tenha definitivamente melhorado a vida de muitas pessoas, ainda pode ser melhorada. Por um lado, com o passar do tempo, o blockchain crescerá para várias centenas de gigabytes de dados.
Isso causará uma grande quantidade de problemas de largura de banda e armazenamento em computadores pessoais. Vamos esperar que as mentes mais brilhantes do espaço criptográfico possam encontrar uma solução para essa situação em breve.
O que achou deste artigo? deixe um comentário abaixo ou uma sugestão sobre algo que você gostaria de ler.
Se você está interessado a saber mais sobre bitcoin e blockchain, recomendo este livro que traz uma definição completa sobre o assunto e o que essa tecnologia irá impactar mundo. Clique aqui ara adquirir o livro.
Até breve.