Esquizofrenia: o que é, principais causas, sintomas e tipos de tratamento?
Lidar com a mente humana não é uma tarefa simples, seja para o paciente ou mesmo para os profissionais capacitados para tratar do caso clínico. Doenças como esquizofrenia tem um alto poder sobre a vida daqueles que a possuem e, muitas vezes, as demais pessoas não sabem como lidar com este indivíduo. No entanto, para entender mais sobre a doença, basta seguir lendo este artigo!
Esquizofrenia: o que é, principais causas, sintomas e tipos de tratamento?
Lidar com a mente humana não é uma tarefa simples, seja para o paciente ou mesmo para os profissionais capacitados para tratar do caso clínico. Doenças como esquizofrenia tem um alto poder sobre a vida daqueles que a possuem e, muitas vezes, as demais pessoas não sabem como lidar com este indivíduo.
Sendo assim, a fim de informar melhor sobre a doença, este artigo irá apresentar pontos importantes a respeito da esquizofrenia. Confira o artigo por completo e saiba mais do assunto.
O que é esquizofrenia?
De maneira resumida, a esquizofrenia trata-se de uma doença mental crônica, ou seja, que não possui cura, senão apenas tratamento. É muito comum que esta doença se manifeste durante a adolescência ou na fase adulta, geralmente entre os 20 e 30 anos.
A cada 100 pessoas, uma delas é diagnosticada com esquizofrenia. Quando se trata do território nacional, somente no Brasil há mais ou menos 1,6 milhões de pacientes esquizofrênicos. Há alguns fatores que podem causar a esquizofrenia como você verá no tópico a seguir.
Quais são as principais causas da esquizofrenia?
Ainda com o avanço das ciências, não há o entendimento de que existe uma causa que origina o transtorno psicótico, isto é, a esquizofrenia. No entanto, as evidências científicas apontam que os fatores genéticos têm forte poder de determinar o risco para a doença.
Mas, hoje em dia, o entendimento que é mais aceito é de que o transtorno psicótico esquizofrênico é um resultado da combinação de três fatores, são eles: fatores genéticos, fatores cerebrais e fatores ambientais.
Quais são os sintomas mais comuns e os tipos de tratamento para a doença?
Uma vez entendido o que é e quais as causas ou fatores de risco que causam a esquizofrenia, cabe abordar alguns dos principais sintomas da doença. São eles:
- Alucinações auditivas, visuais, táteis ou olfativas;
- Delírios;
- Perturbações tanto na forma quanto no curso do pensamento;
- Comportamento com teor bizarro;
- Agitação psicomotora;
- Mania de perseguição inexplicável;
- Apatia;
- Dificuldade de aprendizado desde o período infantil e etc.
Estes são alguns dos sinais que devem receber muita atenção, principalmente dos parentes. Uma vez que os parentes terão mais facilidade em perceber os sinais e, assim, auxiliarão o indivíduo na busca por ajuda profissional.
Por sua vez, o tratamento de uma pessoa esquizofrênica pode ter duas abordagens. Confira a seguir.
Tratamento medicamentoso
Uma parte significativa dos pacientes com esquizofrenia necessitam usar o tratamento medicamentoso continuamente a fim de evitar episódios de crise. Os medicamentos carregam consigo algumas funções, tais como:
- Alívio dos sintomas em momentos agudos da doença;
- Prevenção a episódios de crise.
Tratamento comportamental cognitivo
Por fim, este tipo de tratamento visa atingir os mesmos benefícios do tratamento medicamentoso, mas se diferencia por objetivar reintegrar o paciente esquizofrênico à sociedade.
É importante ressaltar que o diagnóstico e o tratamento mais adequado para o caso clínico deve ser feito com o acompanhamento de um profissional médico psiquiatra. Assim, os resultados benéficos ao paciente poderão ser alcançados com mais segurança.
OBSERVAÇÕES:
1- Interaja com o artigo! Comente, deixe sua opinião ou faça uma pergunta que logo mais iremos lhe responder!
2- Não perca mais tempo e entre em contato: contatojb150@gmail.com / (81) 98815-5369 WhatsApp. Assim, você poderá consultar os valores dos serviços que podem ser contratados