Novo ciclone extratropical deve atingir RS neste fim de semana
Rio Grande do Sul em alerta
Por Yuri Diniz
Um novo ciclone extratropical deve atingir RS neste fim de semana, e a defesa civil está em estado de alerta.
O novo ciclone extratropical deve se formar no Rio Grande do Sul neste final de semana, é o que alerta o boletim meteorológico da Defesa Civil do Estado.
Por outro lado, o fenômeno não deve ter a mesma intensidade do que atingiu a região em junho, matando 16 pessoas, a Defesa Civil do Estado está em alerta e monitora todas as cidades do Rio Grande do Sul, monitorando todos os dias o clima.
A previsão segundo a defesa civil é que as chuvas comecem nesta 5ª feira (6 de julho) nas regiões da Campanha, centro sul do Estado, e se intensifiquem na 6ª feira (07 de julho). Já na madrugada e manhã de sábado (8 de julho), o volume de chuva deve variar de 40 mm/ dia a 60 mm/ dia no leste e nordeste gaúcho.
Com a formação de um ciclone extratropical na região, os ventos ganham força e sopram com velocidades de 70 km/ h a 90 km/ h. O fenômeno deve se afastar já no domingo (9 de julho), derrubando as temperaturas. Essa informação foi divulgada no boletim da Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul, com o sinal de alerta para os moradores do Estado sobre o ciclone.
O que é um ciclone extratropical?
Ciclone extratropical é um fenômeno meteorológico caracterizado por fortes tempestades e ventos, que faz parte de uma família maior de fenômenos meteorológicos, a família dos ciclones. É uma chuva com grande intensidade que pode ter alteração na velocidade do vento que varia de acordo com o grau de intensidade da força do ciclone que é um dos fatores que mais fortalece o ciclone quando ocorre.