Regras para utilizar suporte para celular no carro
A utilização do celular enquanto está dirigindo vale multa e perda de pontos na carteira de motorista.
Os suportes para celular no carro se tornaram muito populares, nos últimos anos. São várias as utilizações do celular permitidas durante a condução e que, para muitos brasileiros, são mesmo indispensáveis. Porém, tem regras que, não sendo cumpridas, podem resultar em uma multa pesada e na perda de pontos na carteira de motorista. Portanto, importa saber o que é permitido se fazer.
Para quê utilizar o celular no carro?
Os aplicativos GPS se tornaram companheiros de viagem para muitos motoristas. Olhar o mapa, espreitar bem a direção pode ajudar muito durante a condução. Então, são muitas as pessoas que sentem mesmo necessidade em utilizar o celular e, para isso, é importante colocar o smartphone em um suporte, que permite olhar durante a direção. Este suporte é quase obrigatório para os motoristas de aplicativos, entregadores, para saberem qual a direção correta para onde estão viajando.
Depois, muitas pessoas sentem necessidade de colocar o smartphone em um suporte, para escutarem um podcast ou até conversarem durante a condução. Tudo isto é permitido, desde que o motorista não mexa nunca no celular enquanto está dirigindo.
Mexer no celular durante a condução é proibido por lei
O smartphone pode fazer companhia durante a viagem, pode ajudar com a direção, mas também pode atrapalhar. Se ficar mexendo no celular pode se distrair e bater no carro da frente, provocar um acidente ou errar seu trajeto. Portanto, ficar mexendo no celular enquanto está dirigindo é proibido por lei, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro. Esta é uma infração gravíssima, valendo uma multa no valor de R$ 293,47. O infrator também será sancionado com a perda de sete pontos na CNH.
Porém, ter o celular colocado em um suporte é permitido. Apenas não pode mexer nele durante a condução. Para sua segurança e dos demais, o celular só deve ser manuseado quando o carro está parado. Desta forma, o motorista não arrisca um acidente, nem tampouco uma multa pesada.