Chat GPT da OpenAI: O Chatbot Que Promete Substituir Google E Até Trabalho Humano No Futuro.
O ChatGPT usa inteligência artificial com mecanismos de aprendizado para agregar conhecimento a ponto de se tornar imbatível em tudo o que faz.
Lançada no final de novembro de 2022, a IA vem chamando atenção na web por sua capacidade de responder perguntas com muita precisão.
De acordo com os desenvolvedores, a IA pode escrever códigos de programação, redigir ensaios complexos, e ainda decorar sua casa, além de apresentar ideias de marketing inovadoras e muitos outros aplicativos.
Se isso acontecer, esse chatbot pode mostrar resultados ainda mais precisos do que os mecanismos de pesquisa atuais.
Nos últimos dias, vários testes foram realizados com o robô para comprovar sua utilidade. Por exemplo, o London Times perguntou a ele sobre a dose máxima de vitamina D que alguém deveria tomar por dia.
O Google listou a página de saúde como resposta, mas o ChatGPT criaria um texto inteiro sobre isso.
Em outra situação, um usuário do Twitter pediu a um chatbot para "fazer rap sobre a superioridade dos carros elétricos, estilo Ice Cube". O resultado realmente soou como uma carta de um rapper americano famoso pela crítica social.
Traduzido livremente, parecia algo como: "Olhe para aquele carro movido a combustível fóssil, cuspindo fumaça como um charuto enquanto dirijo meu EV, limpo e silencioso como um ninja. Sem necessidade de gasolina, sem mais idas à bomba." Vou economizar um dinheirinho e ainda ajudar o planeta”.
O programador que criou o Gmail, Paul Buchheit, até twittou que a tecnologia é tão impressionante que poderia tornar o Google obsoleto em um ou dois anos.
Em vez de direcionar as pessoas para as páginas de resposta – ou apresentá-las diretamente, como um mecanismo de busca faz hoje – o ChatGPT forneceria uma resposta direta às perguntas.
O Google ainda existiria, disse Buchheit, mas funcionaria como as Páginas Amarelas, apenas indexando sites. No início de tudo, desde 1998, a empresa se preocupava apenas em organizar as páginas de acordo com as palavras-chave pesquisadas.
Claro que isso não significa o fim total do negócio, mas com certeza teria algum impacto nos anúncios. Com menos intervenções, o modelo de negócios da empresa sofreria. Por que as pessoas pesquisariam em um mecanismo de pesquisa quando uma ferramenta de bate-papo inteligente pode responder instantaneamente?
Embora seja uma solução incrível da OpenAI, o ChatGPT é apenas uma máquina sujeita a travamentos, vieses e outros problemas.
Quando questionada sobre a opinião dos humanos, a IA disse que todos são egoístas e merecem ser exterminados.
Um chatbot também carece do entendimento ético e moral necessário para produzir conteúdos literários, materiais acadêmicos ou mesmo produções artísticas como músicas e filmes.
Sim, ele pode escrever e-mails sem erros de digitação, mas não tem a capacidade de pensar ou entender a mente humana - pelo menos não ainda.
Esse erro também se aplica a conteúdo criado que às vezes era racista ou sexista. Como reflexo geral da sociedade, as máquinas tendem a absorver tudo dos humanos, inclusive coisas negativas.
O tema é tão polêmico que até o bilionário dono do Twitter falou recentemente sobre a tecnologia:
Além de escrever software, o ChatGPT também pode ser sequestrado para produzir malware. Com o treinamento certo, isso pode se tornar um verdadeiro pé no saco para as empresas de segurança online.
Se lutar contra criminosos humanos de carne e osso já é difícil o suficiente, imagine lutar contra a tecnologia que pode criar um novo vírus do zero em minutos?
Se ainda não pode substituir o Google em sua vida, você pode pelo menos brincar e se surpreender com as respostas. Tecnologias como essas devem substituir muitos profissionais no futuro, incluindo redatores de sites de tecnologia.
Se isso acontecer, talvez seja o caso de se candidatar a um emprego no Google... não, espera aí, prefiro não.
Se você quiser testar o ChatGPT, basta criar uma conta OpenAI. A empresa atualmente não está aceitando novos assinantes para evitar a sobrecarga do serviço.