Gestão Financeira & Marketing: como investir no seu negócio do jeito certo!
Seja qual for sua área de negócio, uma coisa é essencial para seu sucesso empresarial: a gestão financeira e o marketing precisam estar alinhados. Para isso, separamos algumas dicas que vão te ajudar a investir do jeito certo nessas duas áreas, eliminando os pontos fracos e fortalecendo seus pontos fortes.
Qual a importância do Marketing e da Gestão Financeira?
Muitas empresas lutam com a gestão financeira e também com o marketing porque seus recursos são frequentemente desviados para outras áreas, como operações e vendas. No entanto, fazer uma análise mais aprofundada do que está dando certo e do que não está, pode significar a diferença entre uma empresa que avança e outra que estagna ou morre. É impossível sobreviver no mercado sem uma gestão eficaz na áreas financeira e do marketing.
Primeira coisa que precisa estar clara é que sem clientes seu negócio não sobreviverá, e com contas desorganizadas, as chances de fechar as portas rapidamente são altas. Por isso entenda que a gestão financeira é importante para que sua empresa permaneça de pé, e o marketing é fundamental para aumentar a cartela de clientes.
O planejamento é uma das etapas mais importantes para um empreendedor e pode determinar o sucesso de seu negócio ou projeto. Com um plano claro, sua empresa consegue antecipar possíveis erros e identificar os pontos fracos e fortes do negócio. Poderá competir no mercado com mais segurança e conhecimento, além de aumentar os lucros de forma estratégica.
A gestão financeira de uma empresa é a maneira eficiente de gerir todos os ativos do negócio. Conhecer, organizar e gerenciar os recursos disponíveis, destinando bens suficientes a cada setor para garantir o funcionamento adequado, sem folga ou falta de investimento, é o que realmente funciona na prática.
Entenda os fundamentos para uma Gestão Financeira equilibrada
Para uma gestão financeira equilibrada é fundamental ter total controle sobre as entradas e saídas da empresa, bem como que esses dados estejam sempre acessíveis e disponíveis para análise, a fim de realizar uma gestão financeira eficaz. Existem inúmeras formas de realizar esse controle, mas a mais eficiente é, sem dúvida, por meio de um sistema de planejamento de recursos empresariais (ERP).
Enterprise Resource Planning (ERP) é um acrônimo que significa "planejamento de recursos de negócios". Trata-se de um sistema integrado de gestão empresarial que permite gerir e automatizar diversos processos e tarefas, integrando todas as áreas do negócio como logística, gestão, finanças, recursos humanos, vendas, compras, entre outras. É um forte aliado para os gestores reunirem tantos pontos de dados de forma simples e organizada.
Faturamento é o indicador mais comum que os empresários monitoram, mas não é o mais importante. É necessário aumentar os custos para determinar se sua renda está em linha com suas despesas. E depois há a lucratividade: se suas vendas estão aumentando, mas você não está ganhando dinheiro, há algo errado.
O primeiro passo para desenvolver um planejamento de Gestão Financeira e de Marketing é analisar o mercado em que sua empresa irá atuar. Saber quem são seus clientes, concorrentes e fornecedores; detalhando quais produtos ou serviços você oferecerá; identificar seu público-alvo e decidir a melhor localização e presença de sua empresa, seja física, digital ou ambos, são ações relacionadas à análise de mercado.
De uma forma bem simplificada, o marketing também envolve números. Não importa qual o objetivo de uma ação ou estratégia de marketing, pois no final queremos ver resultados, ou seja, conversão e vendas. Por isso a gestão financeira é fundamental, uma vez que está trelada com o marketing. Afinal, de nada adianta fazer uma campanha de sucesso se essa não for bem planejada, mensurada e otimizada, comprometendo o resultado financeiro de toda a estratégia.
O cálculo do ROAS é um exemplo de como a gestão financeira está atrelada e pode ser aplicada ao marketing digital. O ROAS (Returno on Advertising Spend) é o Retorno do Investimento em Publicidade, ou seja, ele mede os lucros obtidos através dos anúncios feitos em mídias pagas. O ROAS funciona como um indicador de otimização de lucros, sendo ainda mais preciso que a taxa de conversão.
Entenda os fundamentos do Marketing e aplique de maneira estratégica
O marketing é o coração do negócio. É ele quem direciona os clientes e cria o diálogo com eles. Sem uma comunicação eficaz, seus clientes não saberão da existência de sua empresa e, consequentemente, não comprarão seus produtos ou contratarão seus serviços. Todo investimento em marketing deve gerar resultados tangíveis para a empresa, e ter um orçamento de marketing bem definido faz toda a diferença nesses resultados.
O Marketing funciona com investimento. Ele em si é investimento! Mas é fundamental saber exatamente onde e quanto investir para alcançar os resultados desejados. É necessário desenvolver um orçamento orientado para o mercado que atenda tanto às necessidades do negócio quanto às expectativas de geração de lucros.
O princípio fundamental do marketing é que um objetivo bem definido deve existir. Não há como desenvolver uma estratégia sem que você saiba o que deseja alcançar ou que resulta pretende obter. Este é, portanto, o primeiro passo para implementar uma estratégia de marketing, tendo claro seu orçamento.
O Plano de Marketing vai muito além das estratégias de distribuição de produtos. É tudo sobre como ganhar clientes e mantê-los em seu negócio. Para isso, é necessário definir as melhores estratégias e planos de ação com base em uma análise detalhada do seu produto e do mercado.